terça-feira, 16 de março de 2010

Sessão dia 16/03/2010

Caros leitores foi dado início a mais uma sessão, que começou as 18:56h, haja vista que as sessões iniciam as 18h. Com as ausencias iniciais dos vereadores Gui, Celso Reis e Charutinho que chegaram ao decorrer da sessão.

Tivemos a leitura de 4 projetos de lei:

29/10 de autoria de todos os vereadores, que institui a colocação de divisórias nos caixas de atendimento dos bancos;
30/10 de aut. do prefeito, referente a receber doação de veiculo para a instituição Durvalina;
31/10 de aut. do prefeito, referente ao recebimento de doações por parte do asilo Bezerra de Menezes;
32/10 de aut. do ver. Firmino, que cria a semana municipal de cultura evangélica, que será na última semana de Novembro.

Iniciado o grande expediente, com a fala do vereador DONIZETE PEREIRA. iniciou sua fala lembrando que foi criada a comissão para cuidar dos problemas das enchentes na cidade (em 18/02/2010 - vai fazer um mês já!) e que hoje eles tiveram reunião da comissão e se fizeram presentes alguns secretários, dentre eles o de Obras e de Meio Ambiente. Disse que o Sec. de Obras, Sr. Quincas irá bombear as águas que ainda estão por lá com uma bomba emprestada pela Sabesp e que a empresa MRS irá doar o material e a Prefeitura executará o trabalho. Pedido a palavra o vereador LETRISTA Disse que havia pedido um caminhão e as máquinas para iniciarem o trabalho no bairro, porém alguns moradores não deixaram com que os caminhões descarregassem os materiais. Neste momento alguns moradores se levantaram e disseram que ninguem foi lá que era mentira. O vereador LETRISTA finalizou dizendo: "NÓS NÃO SOMOS O EXECUTIVO, SOMOS FISCALIZADORES. Retomada a palavra DONIZETE disse que o vereador não tem o poder de resolver o problema, somente podem fiscalizar e cobrar. FIRMINO pediu a palavra e disse saber do problema e repete: Não somos nós que resolvemos o problema! Mas disse que cobrará pelas soluções.

OSCAR CABRERA: Se colocou como o verdadeiro ouvidor público e que todos tem cobrado da prefeitura. disse que a prefeitura tem feito (o quê? onde? quando?) e que a prefeitura está adquirindo 8 máquinas novas. Disse que o Governo do Estado prometeu o parque linear e que ajudaria se realmente sair. Ele falou novamente que Itaquá tem quase 400 mil habitantes e que não temos um representante na Assembléia Legislativa. Fechou sua fala comentando sobre o projeto da comissão dos bancos e que após a morte de uma senhora em "saidinha" de um banco no centro, eles aprovaram o projeto que exigirá dos bancos que coloquem divisórias nos caixas para tornar mais seguro a atendimento aos clientes. Citou o movimento que terá no dia 20 de março no viaduto jacareí, em SP, encontro esse que visa ser contra o aborto até o 9º mês de gravidez.

O vereador Rolgaciano iniciou sua palavra agradecendo a presença de todos principalmente dos alunos e da direção do Projovem, falou sobre o drama dos moradores da Vila Sônia, diz que não será uma ação imediata mas que requer planejamento pois o trabalho é de longo prazo e disse que não quer ouvir este mesmo problema em janeiro de 2011. Disse que teve 4 projetos barrados pela assessoria jurídica da Câmara pelo fato do legislativo não poder fazer projetos que gerem custos para o executivo. Aproveitou a presença de todos para desabafar suas limitações estando vereador... Falou que Itaquá tem aparecido nos noticiarios por termos perdido vidas nas mãos de marginais. e disse: "NÓS TEMOS UMA SOCIEDADE EGOÍSTA QUE SÓ PENSA EM SI PRÓPRIO." (Que lucidez!!!) e deu a idéia de criar uma comissão de Segurança Pública. E finalizou dizendo: "AGORA VEM AS ELEIÇÕES E TEM OBRA PRA TODO LADO." Ele pede mais uma vez a transmissão das sessões ao vivo (alias prometeram para o inicio deste ano) e disse que os jornais da cidade não publicam os trabalhos da casa, somente o J.I., porque os outros querem cobrar. (E o J.I. faz isso por amor?!) Finalizou lecionando sobre os tipos de diabetes...

CELSO REIS iniciou sua fala agreadecendo a presença dos alunos do projovem e falou da importância da população nas sessões para acompanhar o trabalho dos vereadores. Falou também da comissão dos bancos, citou que esta comissão foi criada para discutir todos os problemas da população diante das instituições bancárias e mencionou também que todas as agências deverão, dentro do prazo de 180 dias, dar uma senha com o horário de entrada e horário de atendimento, haja vista que o próprio povo será o fiscal no tempo de atendimento dos bancos. Relembrou um projeto seu que obriga a partir de 2011 os comércios a utilizarem sacolas biodegradáveis.
Mencionou que esteve com o prefeito Armando e com op Dep. Caramez na presença do Sec. de Habitação do Estado, discutindo sobre o bolsa moradia, que terá uma reunião no dia 18/04 no CDHU para relacionar os necessitados, função esta que ficará com a promoção social e aproveitaram para solicitar mais moradias para Itaquá e o Sec. do Estado se prontificou a atender, haja vista que a cidade cedeu espaço no atendimento aos desabrigados do Romano. No mesmo dia 18, estará como Sec. de Educação do Estado o sr. Paulo Renato falando da construção de novas unidades escolares.

Finalizando o grande expediente tivemos a fala do vereador DONIZENTE SANTOS, que solicitou aos parceiros da casa que votassem a favor de seu projeto de coleta de lixo, que visa exigir da Pajoan, que faz a coleta, de que anuncie e comunique a população dos dias e horário que estará passando para faz a coleta nos bairros. Pois isso tem causando muita sujeira e ajudando na destruição de nosso meio ambiente. ROLGACIANO decretou seu total apoio ao projeto do parceiro.

Após as votações unânimes encerramos a sessão. Quero aqui parabenizar a iniciativa dos educadores do PROJOVEM, projeto este que tive a oportunidade de ser educador da primeira turma da cidade, por terem levado para a sessão tantos alunos; Precisamos que o povo participe, pois ficar do jeito que esta não dá, somente estando lá e vendo como atua seu representante é que o povo adquire informação e, quem sabe, teremos VOTOS mais CONSCIENTES...

Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário