quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pedido de urgência para Ficha Limpa será votado na terça-feira

Durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de hoje (28/04), cinco deputados fizeram pedidos de vista do relatório apresentado pelo deputado José Eduardo Vardozo a respeito da lei das inelegibilidades. Se por um lado, os pedidos atrapalharam a discussão sobre o projeto de lei nesta quarta-feira, por outro fizeram com que os líderes do PT, PMDB e PSB assinassem o requerimento de pedido de urgência para o PLP no plenário.
Assim, a vitória do dia, na avaliação do MCCE, é a certeza de que, na próxima terça-feira, a urgência será votada no plenário e no mesmo dia poderá ser dado início à discussão sobre o projeto. Os deputados que pediram vistas foram Regis de Oliveira, Maurício Quintella Lessa, Eduardo Cunha, Vicente Arruda e Ernandes Amorim.

Após a sessão da CCJ, representantes da sociedade civil tiveram um encontro com o líder do PT, Fernando Ferro, em que o deputado acrescentou seu nome à listagem de outros 233 deputados que pedem urgência urgentíssima para a Ficha Limpa. "Nós queremos que o projeto seja aprovado e vamos convidar a liderança do PMDB para assinar também", afirmou. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que estava no grupo, lembrou que o parecer do deputado Cardozo põe fim a qualquer preocupação referente a questões jurídicas. Ferro acrescentou ainda que leis como a Ficha Limpa fazem parte de ações de controle social que devem ser incentivadas na sociedade brasileira.

ENCONTRO COM TEMER
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer recebeu de vários parlamentares e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) nesta tarde o requerimento do pedido de urgência urgentíssima para o Ficha Limpa. Temer se comprometeu com a votação do pedido para a próxima terça-feira e com a votação final no dia seguinte. "Podemos começar a discussão na terça mesmo. O pedido de urgência e discussão na terça e o pedido de mérito na quarta", disse.
Estavam presentes no encontro o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara, o ex-presidente da OAB, Marcelo Lavenere, e os representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Daniel Seidel e Carlos Moura.

VOTAÇÃO
Com a aprovação do requerimento de urgência, o projeto da Ficha Limpa deverá ser votado em sessão extraordinária da Câmara dos Deputados. O texto apresentado pelo deputado Índio da Costa e entregue à CCJ recebeu 28 emendas, que foram analisadas pelo relator José Eduardo Cardozo e ainda poderão ser ponto de discussão no plenário.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SE-MCCE.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sessão do dia 27/04/2010

Caros leitores, tivemos uma sessão tranquila, com algumas observações que todos devem levar, afinal o nosso trabalho é multiplicar o trabalho dos representantes e proliferar as más ações dos mesmos.

Iniciamos com a posse provisória de Mané barranco no lugar de Firmino, e quero aqui lembrar que na semana passada tivemos mais algumas trocas:
Voltou o Gui no lugar do Dr. Edgar, Arnaldo no lugar de Doni, Elenice Marques no lugar de Oscar Cabrera e SOCORRO no lugar do Paulinho da Lidercal. Devemos ficar de olho com estas constantes trocas, afinal nossa câmara não é jogo de futebol que precisa fazer substituições, e quero ressaltar que nós pagamos "DOBRADO" por estas Licenças Doença, e que se realmente estão todos doentes, precisamos averiguar qual o motivo de tal epidemia!

O vereador Letrista solicitou ao representante do transporte escolar público que tome providências, pois ele se deparou com transportes superlotados.
Donizete Santos e Rolgaciano parabenizaram o vereador Silvani pela solicitação de se instaurar a Comissão provisória de transporte público na cidade.
O vereador Rolgaciano, mencionou a presença de uma equipe de lutadores de jiu-jitsu que foram representar nossa cidade no torneio realizado em Santa Isabel e parabenizou o festival realizado pela Sec. de Cultura.
Celso Reis falou sobre o trabalho realizado pela comissão dos bancos que foi criada com o intuito de prestar melhor atendimento e acabou trabalahndo também a questão da segurança, devido ao período que estamos passando com as "saidinhas de banco" e disse que as leis criadas pela comissão deverão entrar em vigor a partir de Setembro. E finalizou falando sobre as unidades do CDHU sorteadas pelo governo do Estado para os funcionários públicos que foi beneficiado com mais de 300 unidades.

E quero parabenizar os moradores do Jardim Mirai, pela manifestação respeitosa pelos seus direitos, e que buscaram ser ouvidos por suas necessidades e diante do esquecimento. Parabéns e quero finalizar com a frase do vereador Celso Reis que foi muito feliz ao dizer: "O MAIOR FISCAL É E SERÁ A PRÓPRIA POPULAÇÃO!"